terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Histórico


Novela em português é uma narração em prosa de menor extensão do que o romance. Em comparação ao romance, pode dizer-se que a novela apresenta uma maior economia de recursos narrativos; em comparação ao conto, um maior desenvolvimento de enredo e personagens. A novela seria, então uma forma intermediária entre o conto e o romance, caracterizada, em geral, por uma narrativa de extensão média na qual toda a ação acompanha a trajetória de um único personagem (o romance, em geral, apresenta diversas tramas e linhas narrativas).
Etimologicamente, folhetins televisivos de longa duração deveriam ser chamados em português de telerromances, mas o termo de origem espanhola já está consagrado: telenovelas.
Telenovela é uma obra audiovisual pertencente ao gênero
folhetinesco, apresentada, como regra, em capítulos diários e cuja duração média de exibição é de oito meses.
Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clip audiovisual chamado abertura contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário